domingo, 16 de março de 2014

Começo ...

Paz e Bem!

Muitas das vezes não sabemos como começar, e talvez nem começaríamos algo por conta do medo que temos de sermos julgados, de ser aceitos, defender nossas opiniões, enfim, mas comecei. Mas na vida do homem ele é cativado por um testemunho, Pai, mestre, comunidade, amigo, patrão, professor, irmão, padre, cônjuge etc. De uma coisa eu sei, que por conta do amor dessas pessoas em fazer algo que queremos ter o mesmo amor em fazer. Por exemplo, quando vemos um pai ou mãe que é diferenciado na qualidade de amor para o seu filho, ele quer estar junto, quer demonstrar o seu amor não só materialmente, mas em atitudes, na correção que é pelo amor não pela autoridade, é para que ele seja uma pessoa melhor, quando acolhe e não aponta, mas mostra o caminho correto. Por conta dessas pessoas que passam por nossas vida que escolhemos que caminho queremos traçar, podemos até não conseguir ser como eles, mas pelo menos não vamos nos acovardar e continuaremos lutando a favor daquilo que acreditamos o Amor.


Foto: Marta Vieira Pereira

E esse amor que nos motivará como docentes, pois "ser professor é uma relação de afeto", não adianta obter o máximo de conteúdo para ele ser instrumentalizado, o que devemos é construir juntos. Por isso finalizo com o texto:


"Sede cumpridores da palavra e não apenas ouvintes; isto equivaleria a vos enganardes a vós mesmos. Aquele que escuta a palavra sem a realizar assemelha-se a alguém que contempla num espelho a fisionomia que a natureza lhe deu: contempla-se e, mal sai dali, esquece-se de como era. Mas aquele que procura meditar com atenção a lei perfeita da liberdade e nela persevera - não como ouvinte que facilmente se esquece, mas como cumpridor fiel do preceito -, este será feliz no seu proceder."
Tiago 1, 22-25

Um comentário: